Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bê-á-bá da Culinária

Bê-á-bá da Culinária

LASANHA

 

L1040771.JPG

 

LASANHA DA JOANA ROQUE

 

Ingredientes:

Lasanha 12 placas

Carne picada 500 g

Tomate pelado 1 lata

Cebola 1

Dentes de alho 2

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

Polpa de tomate 3 colheres de sopa

Farinha de trigo 3 colheres de sopa

Leite 350 ml

Margarina 1 colher de sopa

Noz -moscada q.b. q.b.

Sumo de limão q.b.

Orégãos q.b.

Queijo ralado

 

Preparação:

Comece por fazer o molho de tomate. Faça um refogado com a cebola, o alho e o azeite. Junte o tomate pelado cortado aos cubinhos e um pouco de polpa de tomate e deixe ferver um bocadinho.
Junte a carne picada e tempere de sal, pimenta e orégãos e deixe ferver em lume brando até a carne estar cozinhada. Este molho não deverá ficar muito seco.
Entretanto prepare o molho branco. Derreta a margarina num tacho, junte a farinha e sem deixar de mexer vá juntando o leite até obter o molho com a consistência desejada, que não deve ser nem muito líquido, nem demasiado grosso. Tempere o molho branco com sal, pimenta, noz -moscada e sumo de limão a gosto
Num pirex comece por colocar uma camada de carne, e por cima desta, uma camada de placas de lasanha. Em cima da lasanha coloque mais carne, molho branco, queijo, e outra camada de placas de lasanha e vá repetindo a operação até esgotar todos os ingredientes, acabando com uma camada de placas de lasanha sobre a qual apenas se coloca queijo e o restante molho branco, de modo a cobrir uniformemente todos os ingredientes.
Leve a forno quente (200 ºC) cerca de 45 minutos, até a lasanha estar cozida e a parte de cima gratinada.

 

L1040766.JPG

L1040763.JPG